sábado, 26 de maio de 2012

CAMPO DE CONSENTRAÇÃO DA ALEMANHA

Gosto bastante de história, principalmente da alemã, que é tão forte. Eu sempre tive interesse em conhecer um  campo de concentração e tive oportunidade nesta última viagem indo a Dachau, onde foi criado o primeiro campo de concentração alemão em 1933, a princípio ele foi criado para “receber” prisioneiros políticos. Ele foi estabelecido nas dependências de uma fábrica abandonada de munição, próxima à parte nordeste da cidade de Dachau, a cerca de 15 quilômetros ao noroeste de Munique, no sul da Alemanha.
Durante o primeiro ano o campo tinha cerca de 4.800 prisioneiros. Inicialmente, os internos eram alemães comunistas, social-democratas, sindicalistas, e outros adversários políticos do regime nazista. Com o passar do temp, outros grupos também foram iencarcerados em Dachau, entre eles os Testemunhas de Jeová, os ciganos da subetnia Roma, os homossexuais, aqueles considerados “anti-sociais”, além de criminosos contumazes. Durante os primeiros anos relativamente poucos judeus lá foram presos, e os que o foram pertenciam a uma das categorias acima mencionadas ou eram aqueles que já haviam cumprido sentença prisional comum por haver infringido as Leis de Nuremberg de 1935.
Monumento em homenagem aos prisioneiros que se suicidaram na cerca eletrificada.
“Arbeit Macht Frei” (O Trabalho Liberta)
Para quem interessar, AQUI se encontra a história completa sobre ele!
Tinham umas fotos meio chocantes, preferi não colocar aqui no blog,  muito triste, tanto sofrimento, tanta injustiça… Valeu a pena ve rum pouco mais de perno tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário